E assim caminha a humanidade… A ONU declarou como um direito humano o acesso à internet. Esse reconhecimento é um reflexo da força que o uso das novas tecnologias têm tido diante de confrontos políticos gigantescos, como os do Egito, Tunísia e outros.
Foi emitido o primeiro relatório sobre a relação entre governos e a rede pelo relator especial da ONU, Frank La Rue, e nele expõe-se novamente a ameaça que a internet tem sofrido devido às censuras políticas. Exemplo disso é a tentativa do presidente francês, Nicolas Sarkozy, usar o discurso de “internet civilizada” para privar o povo da expressão. Clique na imagem e veja um mapa com os registros de políticas para internet “questionáveis”.
A consequencia direta disso para nós, atualmente, é ainda pequena, contudo, é um grande passo para futuras evoluções mas políticas e acessibilidaes. Os políticos e técnicos da UIT (União Internacional de Telecomunicações) já pensam na criação de um “acordo de paz” mundial para a internet. “Todos sabemos que, se houver uma nova guerra mundial, ela ocorrerá a partir do espaço digital”, declarou Hamadoun Toure, secretário-geral da UIT. “Um acordo de paz será fundamental e terá de incluir governos, setor privado e sociedade”, completou Toure, de acordo com O Estadao.
Que assim seja!